Ética e bioética 2019
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta 2

+70
Ranna Adrielle Lima S.
Camila Leal Barreto
marília Alves
Jéssyca Teles Barreto
JADISSON GOIS DA SILVA
Tatiane Costa Carneiro
janaynaalmeida
Sidália Reis
Jadiane Santos
Vanessa Vieira Nunes
rodrigo
Jader Fernando
Tamila das Neves Ferreira
ALINE CARLA DA ROCHA SOUZ
Julianne Pitanga Teixeira
Débora Cruz Santos Fiel
Thamires Braga
Thais Santos de Matos
Anne Kelly
Juscilaine
Regiane Freitas do Nascim
Marcela Cruz Alves
Francismayne Santana
Talita Andrade
Sabrina Brisse Gonçalves
Edilene
Kananda Franciele
Gabryelle Souza Fontes
Everton Lima do Nasciment
Eduardo Andrade
Islayne Monise Nascimento
Izabelly Vieira
Izabela N C Goes
Jaqueline Guimarães Elói
Maria Iolanda
IARA SANTOS MARTINS
Carilene Sampaio
Larissa Viana
ANA MARIA MENEZES DE SOUZ
Patricia Passos
Lívia Helena Barreto Barr
MONIQUE SANTOS CARREGOSA
AYLA NAUANE F. DOS SANTOS
Luana Oliveira
jamillyaraujo
Letícia Souza Á. Silveira
Maria de Lourdes Barros
Lucas Santos
Filipe Emanuel Oliveira
Larissa Santos de Jesus
Taislaine Oliveira
thamiresandrade
Ariolana
Emilenny Lessa
Vivia Santos Santana
Lucia Maysa Muniz
Luana de Menezes de Souza
Carla Lima
Izabella Cristina
Flávia Menezes Almeida
Isaura Valença
Anny Caroline Santos A
vanderleiasilva
Dayane Nunes Dantas
Josefa Aparecida R. Bispo
LETÍCIA CORREIA DE JESUS
Melissa Araujo Duarte
Suzanne Guimarães Machado
anderson passos pinto
Admin
74 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Pergunta 2

Mensagem por Admin Qua Jun 12, 2019 12:55 pm

Quais são os principais dilemas éticos relacionados à reprodução no Brasil? Quais critérios devemos considerar ao abordar pacientes nessas situações?

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/06/2019

https://eticabioetica2019.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por anderson passos pinto Seg Jul 15, 2019 8:11 pm

Reprodução Assistida, técnicas de fertilização in-vitro, as alternativas de manipulação genética e os avanços na área dos transplantes como exemplos de áreas que estão provocando grandes discussões éticas nos dias atuais.
Portanto somos vedado a empregarmos nos nossos pacientes novas tecnologias que não foram prévia e formalmente pesquisadas e que, por conseguinte, não podem ser rotuladas de práticas médicas validadas.
Temos que abordar questões de segurança, confiabilidade, a relação custo/ beneficio (beneficiência), consentimento informado; a seleção de sexo; doação de espermatozóides, clonagem, entre outros.

anderson passos pinto

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Suzanne Guimarães Machado Seg Jul 15, 2019 8:50 pm

A reprodução humana tem trazido inúmeros desfios à reflexão bioética, pois é uma área onde o esforços de desenvolvimento e aplicação de conhecimentos aparentemente se contradizem. Um dos maiores dilemas nesse contexto envolvem questões de reprodução humana assistida, no que se refere à utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozóides, óvulos, pré-embriões e embriões; a comercialização de gametas; a seleção de embriões com base na evidência de doenças ou problemas associados, dentre outros.
A reprodução assistida fez surgir grandes polêmicas de caráter moral e ético, dessa forma o profissional deve estar preparado ao abordar pacientes nesta situação, considerando alguns pontos como:autonomia do indivíduo, princípio da não maleficência, direito a integridade pessoal e proteção da saúde, relação custo/benefício, riscos, etc.

Suzanne Guimarães Machado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Melissa Araujo Duarte Seg Jul 15, 2019 9:17 pm

Os principais dilemas éticos relacionados à reprodução estão associado à fecundação in vitro, seleção do sexo do embrião, maternidade substitutiva e contrato de gestação, redução embrionária que pode ser considerada como aborto, clonagem e congelamento de embriões que geralmente foram fecundados em uma fertilização in vitro.
São muitos os critérios a serem considerados na abordagem à pacientes que desejam esse tipo de intervenção, sendo os principais deles, aspectos éticos como autonomia para tomada de decisões, possíveis repercussões sociais de acordo com a legislação do país, relação do risco e custo benefício do procedimento enquanto intervenção médica e financeiro, eficiência e segurança, entre outros.

Melissa Araujo Duarte

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por LETÍCIA CORREIA DE JESUS Seg Jul 15, 2019 9:49 pm

Podemos citar alguns dilemas como a clonagem, a seleção de embriões, a reprodução assistida, a criopreservação e o aborto, sendo estes relativos ao consentimento informado.
Em virtude da realidade no País, que coloca os direitos reprodutivos e saúde da mulher como alvo, resolvemos abordar como tema para discussão os aspectos que envolvem o Aborto, tendo como critérios a serem abordados a autonomia, a beneficência, a não-maleficência e a justiça, temas também abordados em sala de aula, ressaltando que o aborto é restrito, sendo permitido segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (2012) em caso de risco de morte para a mãe e o bebê, bebês e fetos com anencefalia e em casos de estupro (22 semanas).

LETÍCIA CORREIA DE JESUS

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Josefa Aparecida R. Bispo Seg Jul 15, 2019 9:52 pm

O avanço da tecnologia traz consigo inúmeros benefícios para os seres humanos, em contra partida traz consigo inúmeras reflexões éticas. Os aspectos éticos mais importantes que envolvem questões de reprodução humana são os relativos à utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozoides, óvulos, pré-embriões e embriões; a seleção de embriões com base na evidencia de doenças ou problemas associados; a maternidade substitutiva; a redução embrionária; a clonagem; pesquisa e criopreservação (congelamento) de embriões.
Ao abordar esses pacientes devemos ser claros quanto a explicação de todo o processo, legislação do país, custo beneficio, possíveis desacertos, entre outros.

Josefa Aparecida R. Bispo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Dayane Nunes Dantas Seg Jul 15, 2019 10:51 pm

Reprodução assistida,  Fertilização in vitro, aborto. São exemplos de dilemas que enfrentamos constantemente na sociedade. Não podemos negar que os benefícios dos avanços tecnológicos são enormes, porém a batalha é imensa principalmente com a igreja, que historicamente é contra todas essas intervenções. Algumas perguntas devem ser feitas diante a necessidade individual do paciente, para que assim a melhor forma de abordagem seja utilizada, deixando bem claros os benefícios ou não da intervenção. Perguntas sobre a segurança do procedimento, se o procedimento é eficaz, se ele representa uma melhora real em relação ao “tradicional, a relação custo/benefício, e como isso vai repercutir na sociedade. Diante disso um dos principais critérios também a ser abordado na minha concepção é o psicológico! Qual a história do paciente, quais os traumas? A partir disso se posicionar o mais imparcial possível perante a situação, possibilitando o maior conforto possível para que paciente possa decidir sem julgamentos morais qual a sua escolha.

Dayane Nunes Dantas

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por vanderleiasilva Seg Jul 15, 2019 11:07 pm

Alguns dos principais dilemas éticos relacionados à reprodução são a seleção de sexo; a doação de espermatozoides, óvulos, pré-embriões e embriões; a comercialização de gametas; a seleção de embriões com base na evidência de doenças ou problemas associados, clonagem e congelamento de embriões.
Ao abordar estes pacientes devemos considerar aspectos legais como legislação em vigor e aspectos éticos como princípios da bioética(autonomia, não- maleficência, beneficência e justiça).

vanderleiasilva

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Anny Caroline Santos A Seg Jul 15, 2019 11:28 pm

Constitui uma questão emblemática, porquanto polêmica. Sem dúvida, dentre os assuntos que mais provocam debates situam-se aqueles referentes à reprodução humana, em vista do forte componente religioso, moral e ético que envolvem as questões de: utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozóides, óvulos, pré-embriões e embriões; a comercialização de gametas; a seleção de embriões no procedimento de transferência; a maternidade substitutiva; a redução embrionária; a clonagem; pesquisa e criopreservação (congelamento) de embriões, incluindo a produção de quimeras humanas. O fato de a reprodução humana trazer vários desafios à reflexão bioética gerou uma ampla discussão científica, merecendo destaque a Resolução CFM n° 1.358/92, a qual estabelece os critérios técnicos e éticos a serem seguidos por todos os médicos brasileiros que utilizam o procedimento.

Anny Caroline Santos A

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Isaura Valença Ter Jul 16, 2019 5:29 pm

Este tema por vezes tem gerado dilemas atrelados á reflexão bioética, visto que, é uma área onde os conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias podem entrar em contradição, principalmente quando se trata de aborto. Os aspectos éticos mais importantes que envolvem questões de reprodução humana assistida são os relativos à utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozoides, óvulos, pré-embriões e embriões; a comercialização de gametas; a seleção de embriões com base na evidencia de doenças ou problemas associados; a troca de embriões no procedimento de transferência; a maternidade substitutiva; a redução embrionária; a clonagem; pesquisa e congelamento de embriões. [É importante considerar que o momento em houve a concepção e quando este ser passa a ter vida, assim como os princípios da ética e da bioética no momento da concepção e de toda a trajetória do desenvolvimento do ser. A explanação de toda a legislação vigente e dos aspectos éticos e bioéticos, assim como o desejo da família devem ser revisados e sempre considerados.

Isaura Valença

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Flávia Menezes Almeida Ter Jul 16, 2019 6:13 pm

Ao dominar a tecnologia, os homens deixaram de se submeter as leis naturais que regiam a reprodução, permitindo ao homem e a mulher o direito e possibilidade de escolha entre as alternativas para lograr a sua descendência. No entanto, ao lado dos benefícios oriundos do desenvolvimento tecnológico, surgiram por parte da sociedade, preocupações e questionamentos de ordem técnica, moral, religiosa, jurídica e, principalmente, de natureza ética.
Os aspectos éticos mais importantes que envolvem questões de reprodução humana assistida são os relativos à utilização do consentimento informado, pois, qualquer que seja o procedimento técnico recomendado, os pacientes devem ser totalmente elucidados em relação à técnica, as chances de sucesso e todos os riscos inerentes aos procedimentos, bem como ser informados sobre outras possibilidades de tratamento, levando-se em conta o respeito a sua autonomia; a seleção de sexo; a doação de espermatozoides, óvulos, pré-embriões e embriões; a comercialização de gametas; a seleção de embriões com base na evidencia de doenças ou problemas associados; a troca de embriões no procedimento de transferência; a maternidade substitutiva; a redução embrionária; a clonagem; pesquisa e criopreservação (congelamento) de embriões.
Diante de todos esses dilemas, os profissionais envolvidos com estes procedimentos devem levar em consideração os princípios bioéticos da beneficência e não-maleficência, com relação a autonomia e o direito reprodutivo dos casais, respeito ao embrião e preocupação com os interesses da criança, além de respeitar os aspectos jurídicos presentes na legislação vigente, além disso, devem fazer uma abordagem muito clara de todo o procedimento para os pacientes em questão, apresentando e discutindo todos esses aspectos envolvidos.

Flávia Menezes Almeida

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/07/2019
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Izabella Cristina Ter Jul 16, 2019 6:23 pm

com os avanços da tecnologia, temos visto a facilidade em realizar procedimentos que antes não existiam. nesse sentido podemos citar a capacidade reprodutiva que na atualidade pode ocorrer de diversas maneiras, sejam elas artificiais ou tradicionais. No que se trata de ética correlacionada a esse assunto temos sempre que respeitar o limite das profissões, ate onde podemos. Ate onde temos o direito de interferir na vida humana e os cuidados que se deve ter ao lidar com uma vida. a Etica nesse sentido é fundamental para se evitar erros e falhas.

Izabella Cristina

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Carla Lima Ter Jul 16, 2019 8:43 pm

O desenvolvimento das técnicas de reprodução assistida, mais especificamente a fecundação in vitro e a consequente produção, manipulação, congelamento e experimentação de embriões, invadem questões no estatuto ético, jurídico e ontológico da vida humana desde o seu início e desenvolvimento. Trata-se, portanto, de questões que perpassam necessariamente diversas áreas da ciência. Considerando a importância, a atualidade do tema e as controvérsias existentes, a intervenção na reprodução humana através da ciência e da tecnologia é ética e moralmente admissível, desde que respeite os valores fundamentais do ser humano, a unidade familiar, a salvaguarda dos valores da reprodução, a licitude dos meios e dos fins e a utilização ética desses conhecimentos em benefício da humanidade, de acordo com a Resolução nº 1.358/92 do CFM.

Carla Lima

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Luana de Menezes de Souza Ter Jul 16, 2019 11:10 pm

Com o avanço tecnológico, à reflexão bioética tem enfrentado diversos desafios no que tange a reprodução humana. Esta tem sua atuação por meio da tecnologia, a exemplo dos anticoncepcionais usados para impedir a reprodução ou por meio de procedimentos, como a reprodução assistida, para tornar viável tal reprodução. Nesse aspecto os principais dilemas éticos relacionados à reprodução no Brasil envolvem à utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozoides, óvulos, pré-embriões e embriões; a comercialização de gametas; a clonagem e o aborto. Diante disso os critérios que devem ser utilizados para o diálogo com os pacientes que estão vivenciando tais situações devem antes de tudo ser pautados nos princípios bioéticos da beneficência e não-maleficência. Além do respeito a autonomia dos indivíduos, respeito ao embrião e a criança que está por vir, bem como a explicação clara com os prós e contras do procedimento a ser realizado. Sendo que tais procedimentos devem estar em conformidade com o que é preconizado pela legislação brasileira.

Luana de Menezes de Souza

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Lucia Maysa Muniz Qua Jul 17, 2019 8:41 am




Os aspectos mais relevantes envolvendo a reprodução humana atualmente são a clonagem, a doação de espermatozóide, seleção de sexo; seleção de óvulos, pré-embriões e seleção de embriões.
Os critérios que devemos levar em conta nesta situação inclui todas as dimensões do indivíduo, sendo elas biológicas, sociais, espirituais e religiosas, os conceitos de beneficência e maledicência e o respeito aos aspectos individuais de cada um, além de tratar cada caso com sua especificidade e não só de forma genérica e reducionista.

Lucia Maysa Muniz

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Vivia Santos Santana Qua Jul 17, 2019 8:41 am

Os principais dilemas éticos relacionados à reprodução no Brasil dizem respeito principalmente à fertilização in-vitro, à reprodução humana assistida, como: doação de espermatozoides, seleção de embriões, congelamento de embriões, clonagem, entre outros.  Importante destacar que esses dilemas estão correlacionados a utilização de novas tecnologias, o que suscita debates e discussões no campo da ética e bioética. Daí a importância de buscar conhecimentos sobre as questões legais e éticas que envolvem a reprodução. Além disso, devemos considerar ao atender pacientes que estão passando por essas situações, as práticas validadas, legalmente reconhecidas, que são ou foram submetidas a comitê de ética, quando for o caso; bem como os princípios básicos da bioética: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Vivia Santos Santana

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Resposta da pergunta 2

Mensagem por Emilenny Lessa Qua Jul 17, 2019 9:01 am

Os principais problemas são fertilização in-vitro, clonagem, doação de órgãos!
A sociedade brasileira e a científica sempre foi cercada de embates que se esbarram no que seria certo ou errado.Desta forma,quando surgem questionamentos que colocam em dúvida até ponto é correto pesquisar,investir em prol de avanços no meio científicos,surge a necessidade de repensar tais atos e pra isso é importante ter senso crítico avançado e lembrar dos princípios bioéticos que ajudam a direcionar as atitudes nesse meio de pesquisa que muitas vezes se torna tão complicado em virtude dos temas que abordam.

Emilenny Lessa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Ariolana Alves dos Santos, Saúde da Familia - Lagarto

Mensagem por Ariolana Qua Jul 17, 2019 10:10 am

Os principais dilemas éticos são: Clonagem, reprodução assistida, maternidade por substituição, doação de espermatozoides e óvulos, escolha de sexo e aborto.

Os profissionais devem levar em consideração as decisões do paciente e as limitações da legislação, buscando o melhor pro paciente sem realizar algo ilegal.

Ariolana

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por thamiresandrade Qua Jul 17, 2019 5:46 pm

Os principais dilemas estão atrelados a fertilização in vitro, clonagem, congelamento de embriões, aborto entre outros. A reprodução Humana traz consigo grandes polêmicas relacionadas com a moral e ética. O contexto social em que o individuo está inserido apresenta culturalmente o que pra eles são 'certo e errado', muitas sociedades ainda ver a reprodução humana como algo divino e que não deve ter a manipulação ou intervenção humana, tornando esses assuntos 'Tabus na sociedade'. OS critérios que o profissional deve levar em consideração são a autonomia , relação de risco e custo beneficio, segurança entre outros. Buscando conhecer a legislação que regem essas práticas. Assim, respeitando os princípios da bioética: Autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.

thamiresandrade

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Taislaine Oliveira Qua Jul 17, 2019 6:03 pm

Nas últimas décadas, avanços tecnológicos importantes foram obtidos no campo da medicina humana reprodutiva, que ainda geram debates e impasses quantos aos aspectos éticos e religiosos envolvidos, principalmente. Sendo assim, constituem dilemas éticos: técnicas de reprodução assistida, tais como inseminação artificial, fertilização in vitro, doação de óvulos, sémen e embriões; congelamento de material biológico reprodutivo e de embriões e sua posterior clonagem; diagnóstico genético pré-implantatório e o aborto. Ao abordar pacientes nessas situações deve-se considerar: o respeito a autonomia, e demais princípios da bioética, informações fidedignas sobre a técnica a ser utilizada, incluindo benefícios e riscos, bem como informações de cunho biológico, ético, e arcabouço jurídico vigente no país.

Taislaine Oliveira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Larissa Santos de Jesus Qua Jul 17, 2019 6:56 pm

Acredito que é um desafio na bioética e produz grande impacto na sociedade, a clonagem, doação de óvulos, aborto, são alguns exemplos de situação que provocam a desconforto sobre como lidar de maneira correta. Primeiramente o profissional deverá esta atendo as questões envolvidas para que mantenha uma postura ética ao abordar esses pacientes. Ser objetivo, informar com clareza e ser imparcial é fundamental para tratar esses casos.

Larissa Santos de Jesus

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Filipe Emanuel Oliveira Qua Jul 17, 2019 8:42 pm

Os dilemas éticos mais importantes que envolvem questões de reprodução humana são os relativos à utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozóides, óvulos, pré-embriões e embriões; a comercialização de gametas; a seleção de embriões com base na evidencia de doenças ou problemas associados; a troca de embriões no procedimento de tranferência; a maternidade substitutiva; a redução embrionária; a clonagem; pesquisa e criopreservação (congelamento) de embriões, incluindo a produção de quimeras humanas. Ao encontrar pessoas que enfrentem tais dilemas, deve-se considerar os aspectos físicos, psíquicos e sociasi que permeiam a decisão por buscar a reprodução assistida e empregar os princípios da autonomia, beneficência e não-maleficência para todos os sujeitos envolvidos nesse contexto.

Filipe Emanuel Oliveira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Lucas Santos Qua Jul 17, 2019 8:55 pm

Atualmente os principais dilemas éticos são a criminalização ou não do aborto e a reprodução assistida. Com relação ao aborto, a legislação permite que seja casos em que não há outro meio de salvar a vida da gestante (Art. 128, I do código penal) e em caso de gravidez resultante de estupro (Art. 128, II do código penal) e por isso, deve-se avaliar a gestante de forma integral para chegar a uma decisão em acordo com ela.
Já, a reprodução assistida encontrada como barreiras questões éticas tais como a ausência da relação sexual para obter a formação dos embriões, além do destino dado aos embriões que não são implantados no útero. No Brasil de acordo com a resolução 1358/92, do Conselho Federal de Medicina, os embriões não podem ser destruídos ou descartados devendo permanecer congelados por tempo indeterminado. Portanto, convém conversar com o casal explicando todo o processo, juntamente com seus riscos, visando a compreensão e consentimento deles para a efetivação dos métodos.

Lucas Santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Maria de Lourdes Barros Qua Jul 17, 2019 9:15 pm

Os principais dilemas éticos quanto à reprodução humana no Brasil versão sobre os métodos de fertilização in-vitro; escolha do sexo do embrião; doações de espermatozóides, óvulos, pré-embriões e embriões; seleção de embriões baseada na possibilidade de desenvolver doenças; clonagem e aborto, dentre outras polêmicas.
Devemos considerar em tais casos os princípios norteadores da ética e bioética, tais como a beneficência e não maleficência, respeitando a autonomia dos sujeitos e mantendo um diálogo claro, quanto às implicações das decisões que serão tomadas. Deve-se observar e seguir ainda os preceitos legais que regem a temática no Brasil.

Maria de Lourdes Barros

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Letícia Souza Á. Silveira Qua Jul 17, 2019 9:24 pm

Os principais dilemas éticos relacionados a reprodução são: técnicas de fertilização in-vitro, manipulação genética, bancos de óvulos e espermatozoides, aborto, entre outros. Devemos levar em consideração as legislações vigentes, os princípios da bioética, custo benefício e desejo dos envolvidos.

Letícia Souza Á. Silveira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos